Mobilidade

GDF vai implantar em dois meses a zona verde, áreas de estacionamento pago no Plano Piloto

Sistema funcionará por meio do uso de um aplicativo e será monitorado por câmeras

acessibilidade:
A orientação é que as pessoas com sintomas gripais devem realizar primeiro o teste para Covid-19 Foto: EBC

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou ao Diário do Pode que em 69 dias o GDF irá licitar o sistema “zona verde”, que consiste em áreas de estacionamento pago em todo o Plano Piloto.

O modelo — também chamado de “zona azul” — já foi implementado em outras cidades brasileiras e o seu uso no DF chegou a ser discutido em gestões passadas, sem sucesso.

Segundo o governador, o sistema funcionará por meio digital e será monitorado por câmeras. De acordo com Ibaneis, o motorista usará um aplicativo para informar quanto tempo ficará na vaga selecionada.

Apenas os motoristas que moram nos locais que entrarão no zona verde poderão estacionar sem custo na região. Os motoristas poderão cadastras seus automóveis no sistema para que não haja a cobrança.

A intenção ainda é realizar a integração com o transporte público: estudos do GDF incluem a criação de bolsões de estacionamento ao longo dos BRTs e das estações do metrô para estimular o uso do transporte público na capital.

O uso do sistema é uma alternativa para garantir a rotatividade das vagas públicas nos estacionamentos tão disputados da capital. Atualmente, a frota do Distrito Federal conta com mais de 1,7 milhão de automóveis para 3 milhões habitantes.

Reportar Erro