Derrotado no Senado

Ex-ministro de Temer assumirá Infraestrutura do governo Renan Filho

Maurício Quintella comandará obras como a do Canal do Sertão de Alagoas

acessibilidade:
ex-ministro Maurício Quintella e o governador de Alagoas Renan Filho. Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas

Após sacrificar o mandato de deputado federal para disputar uma vaga no Senado e perder a última eleição na coligação que reelegeu o senador Renan Calheiros (MDB-AL), o ex-ministro dos Transportes do governo de Michel Temer (MDB), Maurício Quintella Lessa (PR), assumirá a pasta da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) do governo de Renan Filho (MDB).

Quintella reforça a aliança com os Calheiros, graças ao capital eleitoral de quase 19% dos votos válidos da disputa pelo Senado de 2018, na qual foi o terceiro colocado. E foi convidado ainda no final de 2018, quando topou voltar a trabalhar em Alagoas, perto de sua família e das bases eleitorais.

O ex-ministro destravou e avançou em obras problemáticas como o trecho alagoano da duplicação da BR-101, terá grande visibilidade política na pasta que toca obras de importância social e econômica. Mas certamente enfrentará desgastes com antigos convênios com a União, a exemplo da grandiosa obra do Canal do Sertão Alagoano, a maior de infraestrutura hídrica do Estado, que se encontra 75% concluída após consumir mais de R$ 2,5 bilhões em 26 anos e sendo listada quase anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como passível de paralisação por irregularidades graves.

A pasta também lidará com a problemática Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que presta um serviço de baixa qualidade ao Estado e enfrenta dificuldades. Mas companhia ligada à Seinfra conta com negociações avançadas junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investir na concessão à iniciativa privada de serviços de abastecimento de água e esgotamento.

O governador deve anunciar Quintella como secretário até antes do carnaval. E o ex-ministro desocupará até o final deste mês de fevereiro os espaços que o PR mantém na Prefeitura de Maceió, administrada pelo rival dos Calheiros, o prefeito Rui Palmeira (PSDB). O indicado de Quintella na pasta da Infraestrutura da capital alagoana é o vereador Ib Brêda (PR).

 

Reportar Erro