São Paulo

Evento da PM tem vaias a João Doria e gritos de ‘mito’ a Jair Bolsonaro

É a primeira vez que governador e presidente dividem palanque após intensa troca de farpas

acessibilidade:
Jair Bolsonaro e João Doria em solenidade de Encerramento do Curso Superior de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública da PM - SP. Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira, 11, da solenidade de formatura dos novos sargentos da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP). Enquanto o presidente foi recebido aos gritos de “mito”, o governador paulista João Doria (PSDB) foi alvo de vaias da plateia formada por familiares dos formandos.

É a primeira vez que os dois dividem o palco após intensa troca de farpas, numa antecipação da eleição de 2022, quando ambos pretendem concorrer à Presidência.

No mês passado, Bolsonaro afirmou que Doria é uma “ejaculação precoce”. Já o governador passou a dizer que não é bolsonarista, embora tenha adotado o mote “Bolsodoria” para se eleger no segundo turno da eleição no ano passado.

Dias antes, Bolsonaro havia acusado o tucano de ter “mamado nas tetas do BNDES” no governo do PT, em referência à compra de jatinho a juros subsidiados do banco. Doria rebateu afirmando que nunca precisou mamar em “teta nenhuma”.

Nesta sexta-feira, em discurso, Doria saudou Bolsonaro e buscou uma posição de alinhamento ao governo federal. “Fiz questão de estar aqui presente para mostrar ao presidente que o estado de São Paulo é parceiro das boas ações do Brasil. […] Nós estamos alinhados com todas as boas iniciativas do governo federal”, disse.

Doria foi vaiado em diversas ocasiões, incluindo no início do discurso, mas terminou aplaudido —ainda que em intensidade menor do que Bolsonaro.

“Quero voltar a repetir: em São Paulo não fazemos oposição ao Brasil”, disse o tucano. O governador chegou a ser interrompido por aplausos quando citou Bolsonaro e também houve entusiasmo da plateia quando ele elogiou a PM de São Paulo.

O presidente em seu discurso, por sua vez, exaltou sua fala na ONU e atacou a esquerda. Foi aclamado aos gritos de “mito”. Apesar da recente troca de farpas, o clima no palco entre Bolsonaro e Doria foi ameno. Os dois ficaram lado a lado e trocaram cochichos.

Doria é alvo dos policiais militares no estado por ter prometido aumento de salário, o que até agora não ocorreu. O governador acertou que até o final deste mês apresentará um calendário para o aumento do salário.

No total, 626 homens e 72 mulheres foram promovidos ao cargo que tem como função supervisionar e apoiar os policiais em diversas atividades da força pública.

Os novos sargentos receberam hoje o diploma do curso superior de tecnólogo em polícia ostensiva e preservação da ordem pública, que, segundo a PM-SP, “visa à excelência na prestação de serviços à sociedade, levando em consideração os conceitos de qualidade, doutrina de polícia comunitária e direitos humanos”.

De acordo com a corporação, os novos sargentos serão distribuídos nas diversas unidades operacionais da Polícia Militar em todo o estado, “com o objetivo de manter a percepção de segurança e sempre buscar o aprimoramento de conhecimentos em prol da sociedade paulista”.

Reportar Erro