Banco Central

Campos Neto explica política monetária do Banco Central na Câmara

Em julho, a taxa básica de juros da autoridade monetária permaneceu em 10,5% ao ano. Reunião é amanhã (13)

acessibilidade:
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputado)

Na terça-feira (13), os membros das comissões de Desenvolvimento Econômico e Finanças e Tributação receberão uma explicação sobre a política monetária da autarquia do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na Câmara dos Deputados. 

A audiência pública conjunta será realizada no plenário 2, a partir das 10 horas.

Os deputados Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e Mário Negromonte Jr. (PP-BA) solicitaram o debate. Em julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central determinou manter a taxa básica de juros da economia brasileira em 10,5% ao ano. A decisão foi em desacordo com solicitações de membros do governo, empresários e trabalhadores que defendem a redução da Selic.

“O ambiente externo mantém-se adverso, em função da incerteza sobre os impactos e a extensão da flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e sobre as dinâmicas de atividade e de inflação em diversos países”, afirmou o BC em um comunicado.

Até agosto do ano passado, a Selic estava em 13,75%. Desde então, até maio de 2024, a taxa caiu paulatinamente até alcançar o patamar atual. (Com informações da Agência Câmara).

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.