Barcelona

Aeronave fica em alerta após vazamento de liquído radioativo

Uma mala contendo itens radioativos começou a vazar no porão de um avião que havia chegado de Zurique, na Suíça

acessibilidade:
O incidente ativou todos os alarmes mas a situação é considerada “pequena” (Foto: Reprodução/X)

No aeroporto El Prat, em Barcelona, nesta terça-feira (20) uma mala contendo itens radioativos começou a vazar no porão de uma aeronave que havia chegado de Zurique, na Suíça. O incidente ativou todos os alarmes, mas segundo a gestora do aeroporto, Aena, o protocolo foi acionado e a situação é considerada “pequena”.  

A atividade no aeroporto não foi paralisada, mas as forças de emergência continuam trabalhando para eliminar qualquer risco associado ao vazamento. Dezenas de passageiros permanecem confinados na aeronave até que o ocorrido seja completamente esclarecido. 

Às 10h48 o vazamento foi detectado em uma mala que continha material médico. Suspeitava-se que parte desse material pudesse ser radioativa. A mala estava na cabine de um avião da empresa Air Baltic, o que levou à decisão de não autorizar os passageiros a desembarcarem até que a situação fosse avaliada com precisão. 

A Proteção Civil acionou o alerta do Plano de Emergência Aeronáutica da Catalunha (AEROCAT) e do Plano Especial para Emergências Radiológicas da Catalunha (RADCAT). Treze tripulantes do Corpo de Bombeiros da Generalitat, incluindo o Grupo de Risco Tecnológico, inspecionaram o avião e avaliaram o pacote com o radioativo. 

Foi concluído que, caso tenha ocorrido algum vazamento, seria de “baixa intensidade”, mas por precaução, mantiveram os passageiros confinados enquanto aguardavam a análise dos técnicos do Serviço de Coordenação da Atividade Radioativa para descartar qualquer risco. 

A Aena assegura que as operações e voos no aeroporto de El Prat não foram afetados pelo incidente, e fontes da Proteção Civil estão confiantes de que tudo indica que o vazamento não ocorreu ou foi imperceptível em sua intensidade. 

Os Mossos d’Esquadra iniciaram uma investigação para esclarecer o que aconteceu com o material médico oncológico. 

 

Reportar Erro