Alerta laranja

Distrito Federal completa 100 dias sem chuva

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta laranja devido a baixa umidade do ar

acessibilidade:
Cenário coloca o Distrito Federal em “alerta vermelho” e, de acordo com o Inmet, deve permanecer até esta sexta-feira (9) Foto: Marcelo Casal

São 100 dias sem chuva no Distrito Federal, nesta quarta-feira (11) a umidade relativa do ar está em 15%, motivo que fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir  alerta laranja devido a baixa umidade.

Na semana passada a Defesa Civil declarou estado de emergência, depois que a umidade do ar chegou a 8%. A  última chuva caiu no dia 4 de junho.

Esse é o segundo período mais longo de estiagem, na série história dos últimos cinco anos., em 2014 foram 65 dias sem chuva. Porém em 2017, o Distrito Federal teve 131 dias consecutivos sem chuva.

Vale lembra que nesse ano, o Distrito Federal sofreu uma séria crise hídrica que causou o  racionamento de água com rodízio no fornecimento para a população.

A previsão Inmet é que na semana que vem ocorram  chuva em áreas isoladas no DF.

Reservatórios de água

Apesar da forte seca, os reservatórios de água que abastecem o Distrito Federal  apresentam níveis satisfatórios. O reservatório do Descoberto está com 83,1% do volume útil e o de Santa Maria 94,4%.

Reportar Erro