A volta da mala preta

Deputado denuncia manobra para retomada do financiamento eleitoral privado

José Nelto diz que a proposta tem sido discutida a toque de caixa na comissão da Reforma Eleitoral

acessibilidade:
Deputado José Nelto (GO), vice-líder da Maioria e do Podemos - Foto: Agência Câmara.

O deputado José Nelto (GO), vice-líder da Maioria e do Podemos na Câmara reagiu nesta terça-feira (4) contra a discussão que tenta viabilizar o patrocínio de empresas à campanhas eleitorais.

“Essa discussão, além de imoral, é desproporcional ao momento enfrentado no País”, afirmou o parlamentar, indignado com o fato de a proposta estar sendo discutida “a toque de caixa”.

Ele denuncia que a ideia de retomar financiamento privada de campanhas eleitorais, por empreiteiras e outras empresas interessadas em negócios com os governo, “pode vir a tona no bojo dos trabalhos da Comissão Especial que tratará da reforma eleitoral, com vistas a 2022.”

“Fomentar esse debate, em meio a pandemia, é querer legitimar a interferência do poder econômico para promover representantes que não têm compromisso com o Brasil, e sim com o toma lá da cá”, afirmou José Nelto.

O parlamentar é favorável ao financiamento público e absolutamente contrário à promoção de “mega-campanhas”.

Ele acha que o objetivo dos defensores da volta do financiamento eleitoral privado é coisa de quem despreza a democracia, lembrando que a História recente mostrou onde isso vai terminar: “Não podemos esquecer dos resultados da Lava Jato”, afirmou.

Reportar Erro