CPI das Águas e Barragens

CPI de Brumadinho recebe relatório de vereadores mineiros

acessibilidade:
O rompimento da barragem de Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019 Foto: Corpo de Bombeiros de MG

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o desastre em Brumadinho (MG) recebe nesta quinta-feira (22) o relatório da CPI das Águas e Barragens da Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG).

Relembre
No dia 25 de janeiro, uma barragem de mineração da Vale em Brumadinho se rompeu, deixando cerca de 270 mortos. A lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da empresa, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.

Depois disso, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa e uma CPI para acompanhar o caso. Além disso, vários parlamentares apresentaram projetos de lei propondo alterações na política de segurança de barragens.

CPI das águas e barragens

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das águas e barragens, da Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG), foi entregue na última terça-feira (20),  aprovado por unanimidade pelos vereadores.

O texto pede ao Ministério Público de Minas Gerais a Vale indiciada perda da estrutura de captação no Rio Paraopeba.

Para a vereadora Bella Gonçalves (PSOL), “A Vale precisa ser indiciada sim, porque está deixando a população da Região Metropolitana com risco de ficar sem água. Isso não só por causa das barragens de rejeitos que rompem por um modo de operação criminoso associado a uma omissão do poder público, mas, sobretudo, porque não existe um pensamento sistêmico sobre a proteção das águas, dos rios e dos aquíferos que são tão importantes para nós”.
Em seis meses de trabalho, os vereadores realizaram diversas audiências, visitas técnicas, oitivas, reuniões e seminários para analisar documentos, ouvir a população e entrevistar as mineradoras que atuam na região. 

Reportar Erro