Pesquisa internacional

Com 418 estatais, Brasil é recordista em ranking da OCDE

Mesmo com a venda das 17 empresas anunciadas, país continuará no topo; Hungria (2º) tem 378

acessibilidade:
Sede dos Correios - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

O Brasil sustenta nada menos que 418 estatais. Se o governo federal vender essas primeiras 17, o que já seria feito histórico, ainda assim restarão 401 amontoadas sobre as costas do pagador de impostos no Brasil. O levantamento é da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), realizado em 39 países. Nenhum deles tem tantas estatais. Na Suíça, caso mais positivo, são apenas quatro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Os países mais desenvolvidos do mundo não carregam o peso das estatais. Japão, por exemplo, tem apenas oito, a Áustria, dez.

Austrália, país semelhante ao Brasil em dimensões geográficas e com economias de tamanho semelhante, tem só oito estatais.

Após longos anos de economia estatizada, na época do comunismo, a Hungria tem 378 estatais. É o 2º em número de empresas do governo.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.