Gravíssimo

Lula ‘persona non grata’ domina atenções nas redes

O tema Lula 'persona non grata' disparou até no Google, e dominou seis dos Top 10 assuntos do momento no X/Twitter

acessibilidade:
Lula em coletiva em Adis Abeba (Eitópia). Foto: Ricardo Stucker/PR
Lula em coletiva em Adis Abeba (Eitópia). Foto: Ricardo Stucker/PR

A declaração de que Lula (PT) é ‘persona non grata’ do Estado de Israel dominou as redes sociais, na manhã desta segunda-feira (19). Até mesmo as manchetes dos principais veículos de comunicação deram destaque ao tema. No ‘X’, o tema dominou as seis primeiras posições dos assuntos do momento e, segundo o Google Trends, até mesmo a busca pelo termo “persona non grata” bateu recorde nas primeiras horas da semana.

A decisão do governo de Israel doi comunicada pessoalmente ao embaixador do Brasil, Frederico Meyer, pelo ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, até que o petista se retrate de seus insultos à nação amiga histórica do Brasil. “É um grave ataque antissemita”, afirmou o chanceler israelense, ao representante brasileiro. “Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, diga ao presidente Lula que ele é persona nom grata em Israel até que ele se retrate”.

Os ‘assuntos do momento‘ no Brasil foram dominados pelo assunto. As três primeiras colocações, durante a manhã, foram: “Relações Exteriores de Israel”, “Lula” e “Persona Non Grata”. Fecham o top-6 da rede “Hamas”, “Gaza” e “Holocausto”. 

Tanto o jornal Correio Braziliense, quanto o site G1, do grupo Globo, destacaram o assunto na manchete principal. Demais veículos como UOL, Folha e Estadão destacaram o assunto na página principal.

 

Até o Google Trends, ferramenta que avalia buscas na internet em tempo real, registrou procura recorde pelo termo “persona non grata” no Brasil. Nos últimos 7 dias, o recorde é absoluto na manhã desta segunda-feira.

Reportar Erro