Lei de Acesso à Informação

Câmara dos Deputados lança Secretaria da Transparência nesta quarta

Entre as funções da secretaria está a supervisão e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação

acessibilidade:
Reforma administrativa, cultivo da Cannabis para uso medicinal e portabilidade da conta de luz estão entre as propostas aprovadas Foto: Agência Câmara.

Nesta quarta-feira (15), a Câmara dos Deputados lançará a Secretaria da Transparência com intuito de promover a cultura da transparência na Casa, nos demais Poderes e na sociedade civil. O titular do órgão será o deputado federal Roberto de Lucena (Podemos de SP).

Entre as funções da secretaria está a supervisão e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Além de propor medidas de aprimoramento da legislação, pesquisas e estudos para o uso da tecnologia da informação em prol da transparência no Parlamento e o acesso à informação e controle social da administração pública.

Na ocasião, os deputados federais vão celebrar o aniversário de oito anos da Lei de Acesso à Informação (12.527/11), que entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012, e criou à possibilidade de qualquer cidadão ter acesso às informações púbicas de entidades e órgão.(Com informações Agência Câmara)

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.