No plenário

Câmara convoca ministro para explicar bloqueio de verbas na Educação

Por se tratar de convocação, Weintraub é obrigado a comparecer

acessibilidade:
Abraham Weintraub, ministro da Educação. Foto: Divulgação/Casa Civil
Abraham Weintraub, ministro da Educação. Foto: Divulgação/Casa Civil

Oposição e centrão articularam e conseguiram aprovar nesta terça-feira (14) a convocação do ministro da Educação, AbrahamWeintraub, para explicar no plenário da Câmara o “bloqueio de 30%” nas verbas para universidades federais que, na verdade, não passam de 3,5%.

O ministro deverá comparecer ao Congresso nesta quarta-feira (15). Inicialmente, ele falaria na comissão de educação, mas terá que prestar esclarecimentos aos 513 parlamentares.

“Vamos ver quantos votos o governo tem”, debochou o líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), quando deputados do PSL pediram para fazer a votação nominalmente.

A intenção do partido de Jair Bolsonaro era derrubar a deliberação e impedir que o ministro fosse obrigado a vir, mas foi derrotado por 307 votos a 82.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.