Senado preocupa

Bolsonaro volta a defender filho na embaixada: ‘Tem vivência e frita hambúrguer’

Ao chegar ao Palácio do Planalto, presidente brincou com a fala do filho, que trabalhou em lanchonete nos EUA

acessibilidade:
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao lado do pai, Jair Bolsonaro, e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender nesta terça-feira, 16, a indicação de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o posto de embaixador nos Estados Unidos.

Ao ironizar as críticas feitas contra o filho por falta de experiência para a função, o presidente disse que Eduardo tem experiência internacional, fala inglês e espanhol, e ainda sabe fritar hambúrguer. A habilidade foi citada pelo próprio parlamentar e acabou virando piada nas redes sociais.

“Eduardo é meu filho. Fala inglês, fala espanhol, tem uma vivência internacional muito grande. E frita hambúrguer também, tá legal?”, disse.

Sondagem

Desde o final de semana, o Palácio do Planalto tem feito sondagens informais para avaliar as chances de aprovação pelo Senado do nome do parlamentar para o posto diplomático.

Bolsonaro está determinado a oficializar a indicação, mas, em conversas reservadas, demonstrou incômodo com a possibilidade de rejeição, o que representaria uma derrota pessoal por se tratar de seu filho.

Os sinais iniciais emitidos pelos senadores preocupam. Um primeiro placar esboçado por emissários do presidente aponta que o parlamentar teria hoje o apoio de 8 dos 17 integrantes da comissão, o que demonstra pouca folga em uma eventual votação.

A previsão de um placar apertado no colegiado já leva auxiliares presidenciais a considerarem fundamental uma ação reforçada junto ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Mesmo que o governo sofra uma derrota na comissão, por exemplo, o cenário adverso pode ser revertido no plenário (basta maioria simples para aprovação).

Alcolumbre afirmou nesta terça que ainda não foi procurado por nenhum membro do Palácio do Planalto. Ele disse ainda que independentemente da indicação, “todos são iguais” e todos passam por sabatina “seja quem for”. “Pode ser Eduardo, Maria ou José: será sabatinado igual”, disse o presidente do Senado.

Nepotismo

Bolsonaro e a área jurídica do Planalto afirmam que a possível indicação de Eduardo para embaixada não seria caso de nepotismo.

Na segunda-feira (15), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Já o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), opinou de forma contrária. Para o ministro, o caso configuraria nepotismo e a Constituição afasta a possibilidade de o presidente nomear o filho. (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro