Operador do ex-presidente

Amigo de Temer, coronel Lima é preso pela Polícia Federal nesta quinta

Lima é apontado pelos investigadores como "operador financeiro" do ex-presidente

acessibilidade:
Foto: Jefferson Coppola/VEJA

Amigo do ex-presidente Michel Temer, o coronel João Batista Lima Filho foi preso na tarde desta quinta (21) pela Polícia Federal. Temer e o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco também foram presos pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro.

De acordo com a decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, coronel Lima agia como “operador financeiro” de Temer, que liderava uma organização criminosa desde a década de 1980. O coronel agiria em nome do ex-presidente pedindo recursos.

O nome de João Batista Lima Filho apareceu ainda na delação do dono da empreiteira Engevix, que afirmou que Lima pediu R$ 1 milhão em propina para a campanha de Temer em 2014 em troca da subcontratação da empresa no contrato da Eletronuclear.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Lima é dono da Argelan, empresa que participou do Consórcio da AF Consult Ltda, vencedor da licitação para a obra da Usina Nuclear de Angra 3. Ainda segundo os investigadores, o objetivo era apenas repassar valores para Temer.

Reportar Erro