Seis candidatos

Alvaro Dias e Major Olímpio renunciam à candidatura à Presidência do Senado

Senadores escolhem hoje, em meio à confusão, o novo presidente da Casa; disputa tem 6 concorrentes

acessibilidade:
Senador Alvaro Dias. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Senador Alvaro Dias. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Os senadores Major Olímpio (PSL-SP) e Alvaro Dias (Podemos-PR) retiraram há pouco a candidatura para a presidência do Senado.

Segundo Olímpio, aliado do presidente Jair Bolsonaro, o PSL teria dito que “sua missão estava terminada”.

“Cumprida a minha missão e para não ser o PSL tido como o partido intransigente, retiro minha candidatura e passo exatamente a me alinhar a todos aqueles que querem as mudanças que nosso país precisa”, disse na tribuna.

O major também criticou a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que anulou a decisão dos parlamentares sobre votação aberta e determinou o voto secreto.

“Confesso meu sentimento e manifesto aos colegas a minha contrariedade. Na madrugada, contrariando a livre manifestação de voto de 50 senadores, a decisão monocrática do presidente do Supremo Tribunal Federal determina que tudo o que aconteceu ontem, menos a vergonha de espetáculos circenses aqui passados, sejam nulos”, afirmou o

Para ele, a dignidade do Senado está sendo violada. “Nós votamos. Cinquenta senadores. Péssimo exemplo para a sociedade não irmos ao pleno no Supremo”, defendeu durante discurso.

Alvaro Dias

Já Dias disse que renuncia à candidatura “para atender a uma aspiração nacional”. A renúncia não é fácil. A renúncia não é um ato de covardia. A renúncia, nesta hora, é um ato de desprendimento”, disse.

Candidatos

A eleição para a presidência do Senado tem agora seis candidatos. Entre eles, estão os protagonistas da confusão da sessão de sexta-feira, 1º, para quando estava previsto inicialmente o pleito: Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL). Também concorrem: Fernando Collor (Pros-AL); Reguffe (Sem Partido-DF);  Angelo Coronel (PSD-BA); e Espiridião Amin (PP-SC).

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) chegou a se inscrever para também disputar a Presidência do Senado no início da tarde deste sábado, mas menos de duas horas depois, decidiu deixar a disputa e apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre.

 

Reportar Erro