Morre aos 84 anos o ministro aposentado do TST Ronaldo José Lopes Leal

acessibilidade:

Ministro Ronaldo José Lopes Leal.

A presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, em nome da Corte, expressou profundo pesar e condolências à família pelo falecimento do ministro aposentado Ronaldo José Lopes Leal. O magistrado, que atuou no Tribunal de 1995 a 2007, faleceu neste sábado (16), aos 84 anos. A ministra decretou luto de três dias no Tribunal.

O ministro Lélio Bentes Corrêa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) se pronunciou também sobre a morte do ex-presidente do Tribunal , ministro aposentado Ronaldo Lopes Leal:

“Triste a notícia da perda do Ministro Ronaldo Lopes Leal! O Ministro Ronaldo foi um grande colega e Presidente. Homem inteligente e sensível. Na Corregedoria, ao ouvir o relato dos sofrimentos e desalento de um reclamante, que aguardava há anos o desfecho de seu processo, abraçou-se com ele, e choraram juntos… Enfrentou a doença com galhardia e bom humor. Que Deus o acolha e conforte D. Marisa, filhas e netos.

Nascido em São Jerônimo (RS), o ministro se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Em 1960, iniciou a carreira como advogado e ingressou na magistratura em 1963, no cargo de juiz substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).

Em 1965, foi designado para presidir a Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ, atualmente Vara do Trabalho) de Santo Angelo (RS). Em outras oportunidades, presidiu também as Juntas de Cruz Alta, Santa Maria, Canoas e Porto Alegre. Durante dois biênios consecutivos (1978 a 1980 e 1980 a 1982), presidiu a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em 1986, foi promovido ao cargo de juiz togado do TRT da 4ª Região e presidiu o Regional de 1994 a 1995.

No TST, o ministro teve grande atuação. De 2002 a 2004, foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Exerceu a Vice-Presidência de 2004 a 2006 e foi eleito presidente do Tribunal Superior Trabalho para o período de 2006 a 2007. Um mês após o término de seu mandato, em 8 de fevereiro de 2007, o ministro se aposentou.

O sepultamento será neste sábado (16/10), no Crematório Metropolitano, localizado na Avenida Professor Oscar Pereira, 594, em Porto Alegre. O velório será às 16h na Capela Ecumênica, e a cerimônia às 18h.

Reportar Erro