Agência brasileiro-argentina de controle da energia nuclear celebra 30 anos

acessibilidade:

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e seu colega argentino Felipe Solá participam nesta segunda-feira (19), no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro, das comemorações do 30º Aniversário da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC).

O evento contará, ainda, com a participação dos ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. O Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, que se encontra em visita oficial ao Brasil, também estará presente.

A entidade foi criada por meio do Acordo entre Brasil e Argentina sobre o Uso Exclusivamente Pacífico da Energia Nuclear, assinado em 18 de julho de 1991, em Guadalajara, México. O atual senador Fernando Collor era o presidente da República, na ocasião.

A ABACC é peça central do modelo de salvaguardas nucleares aplicável ao Brasil e à Argentina e foi resultado de bem-sucedida engenharia diplomática e técnica. Sua implementação permitiu a ambos os países superar desconfianças no campo nuclear e forjar um caminho de transparência e cooperação.

Esse modelo, único no mundo, vai além dos acordos de salvaguardas abrangentes normais, para permitir a ambos os países realizar, por meio da ABACC, inspeções recíprocas nas instalações nucleares um do outro, que são complementadas por inspeções da AIEA.

Reportar Erro