Polêmica nO STF

Pedido de vista de André Mendonça mantém mandatos de deputados cassados no TSE

Francischini e Noventa continuam deputados até decisão final

acessibilidade:
Ex-ministro e ex-AGU André Mendonça na sabatina na CCJ do Senado. Foto: TV Senado
STF realiza audiência de conciliação sobre acordos da Lava Jato. (Foto: reprodução TV Senado)

Pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu a análise do Supremo Tribunal Federal sobre recente decisão do ministro Nunes Marques suspendendo duas cassações de parlamentares determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pedido de vista foi apresentado na manhã desta terça-feira (7) e suspendeu o julgamento. O ministro não tem prazo para devolver o processo para exame do plenário.

“Trata-se de medida destinada a evitar decisões conflitantes no âmbito desta Suprema Corte, em benefício da ordem processual e rigor procedimental”, sustentou Mendonça.

O caso deve ser decidido na Segunda Turma do STF. Nesta segunda (6), o ministro Nunes Marques liberou a ação envolvendo dois deputados, Fernando Francischini (PR) e Valdevan Nobventa (SE), ambos do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.