Adotar é tudo de bom

Ministério Público do Distrito Federal lança campanha de adoção ‘Vira Amigo’

Objetivo é sensibilizar a sociedade para a possibilidade de adotar um bichinho ao invés de comprar

acessibilidade:
No DF não há canis públicos, e as instituições que acolhem os pets trabalham no limite da sua capacidade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lançou hoje (5) a campanha: “Vira Amigo”, com intuito de sensibilizar a sociedade brasiliense sobre a possibilidade de adotar um bichinho de estimação.

Durante todo o mês, os perfis do MPDFT nas redes sociais, assim como das instituições parceiras da ideia, vão divulgar material sobre o tema. A cartilha “Adoção responsável de cães e gatos” foi reeditada para essa campanha, e traz informações básicas para quem pensa em adotar um bichinho.

O MPDTF ressalta que no Distrito Federal a destinação de cães e gatos  vítimas de abandono e maus-tratos é um problema que precisa ser encarado e tratado em rede: Estado, sociedade e organizações não governamentais. A questão mais latente é conseguir um abrigo para esses animais.

No DF não há canis públicos, e as instituições que acolhem os pets trabalham no limite da sua capacidade. Em 2018, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreendeu 272 animais domésticos: 250 cães, 20 gatos e 2 equinos. Até abril de 2019, foram resgatados 172 animais.

Outro grande problema é que as pessoas em geral querem animais que sejam de raça, filhotes e saudáveis. Porém a realidade é outra, e as instituições que abrigam esses bichinhos estão superlotadas de cães e gatos vira-latas, de pelos escuros, idosos ou com alguma deficiência.

Telefones úteis no DF
Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) – 99351-5736 (telefone e WhatsApp)
Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema) – 197 e 98626-1197 (WhatsApp)
Instituto Brasília Ambiental (Ibram) – 162
Ouvidoria do MPDFT – 127

Reportar Erro