Justiça inocenta

Ex-miss Goiás é absolvida da acusação de ter matado amiga

A dançarina era suspeita de ter envolvimento na morte de Gilvânia

acessibilidade:

A dançarina e ex-miss Goiás Luana Nadejda Jaime foi absolvida da acusação de ter matado a amiga Gilvânia Lima de Oliveira, em Anápolis, no dia 3 de dezembro de 2000. A decisão é da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que, à unanimidade, seguiu o voto do relator do processo, desembargador Nicomedes Borges , no sentido de manter veredicto do Tribunal do Júri, realizado no dia 11 de abril deste ano.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e a filha da vítima, Amanda Rodrigues, impetraram recurso contra a sentença absolutória, alegando contrariedade às provas dos autos. Contudo, o relator observou que há duas versões para o crime, sendo uma da acusação, de que Luana matou por um suposto envolvimento da vítima com seu namorado, e a da defesa, de que ela não foi a autora do homicídio, tendo negado o fato todas as vezes em que foi ouvida. Entre os rumores, foi levantado que o assassinato pudesse ter sido encomendado pela atual mulher de um ex-companheiro de Gilvânia, que, inclusive, chegou a ameaçar a vítima.

Para o desembargador, ?só se licencia a cassação do veredicto popular quando ele é escandaloso, arbitrário e sem qualquer sintonia com elementos de provas colhidos durante a persecução penal, até mesmo em cumprimento ao princípio constitucional da soberania dos veredictos do Tribunal do Júri?. O magistrado frisou que se os jurados não acolhem a tese da acusação não significa, necessariamente, decisão contrária às provas dos autos, já que eles optaram por outra versão fluente com o conjunto probatório.

Gilvânia foi encontrada morta, com marcas de três tiros, num lote baldio situado no loteamento Lírios do Campo, em Anápolis. Na mesma noite em que a vítima foi morta, ela e Luana saíram juntas para um bar. Em seguida, a acusada alegou que deixou a amiga em outro estabelecimento e se despediram. Segundo uma moradora da região onde o corpo foi encontrado, um Fiat Palio vermelho, com as mesmas características do veículo da acusada, foi visto no local.

Reportar Erro