Última dança

Depoimento de Bolsonaro: Celso pode perder, mas votação será apertada

É imprevisível o julgamento, mas é provável uma maioria favorável ao depoimento por escrito

acessibilidade:
Celso de Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Roseinei Coutinho/STF.
Celso de Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Roseinei Coutinho/STF.

É imprevisível o julgamento a respeito da natureza do depoimento de Jair Bolsonaro no inquérito sobre supostas “interferências” na Polícia Federal.

Porém, os próprios ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) dão pistas de que a decisão será apertada, mas com provável maioria favorável ao depoimento por escrito.

A suspensão do caso após o voto do ministro Celso de Mello, nesta quinta (8), reservou a ele os holofotes de sua última sessão e objetivou também poupá-lo de eventual derrota. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Além de Marco Aurélio, que é contra a oitiva presencial, vários ministros já decidiram em outras ocasiões pelo depoimento por escrito.

Se forem coerentes com a posição pelo depoimento por escrito de Michel Temer, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin devem divergir de Mello.

Outros ministros, como Dias Toffoli, podem seguir o entendimento do voto por escrito, ainda que pessoalmente detestem Bolsonaro.

Gilmar Mendes respeita muito Celso de Mello, até se emocionou nas despedidas, mas, garantista, pode garantir o depoimento por escrito.

Reportar Erro