Operação Calvário

Coutinho aguarda foragido que o STJ julgue habeas corpus para anular prisão

Ele estaria na Turquia, país que não tem acordo de extradição com o Brasil

acessibilidade:
Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba acusado de chefiar uma organização criminosa.

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho, hoje procurado pela Interpol em todo o mundo, estaria escondido na Turquia, país que não tem acordo de extradição com o Brasil, à espera do julgamento de um habeas corpus interposto por seus advogados junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A informação circula entre integrantes do grupo político de Ricardo Coutinho, acusado de chefiar uma organização criminosa que roubou ao menos R$134,2 milhões de recursos públicos destinados a Saúde, em seu governo. Conversas gravadas de Coutinho mostram uma combinação para divisão do produto do roubo.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Federal na Paraíba, está convencido de que Coutinho soube que sua prisão preventiva seria decretada e tratou de fugir.

A defesa de Coutinho é liderada pelo ex-ministro do STJ Gilson Dipp, que, no habeas corpus alega ser incompetente o Tribunal de Justiça da Paraíba para comandar as investigações do escândalo envolvendo o ex-governador e também o atual governador, João Azevedo (sem partido).

Reportar Erro