Obituário

Constitucionalista Paulo Bonavides morre no Ceará aos 95 anos de idade

Ele era considerado o maior especialista brasileiro na sua área de ação em Direito

acessibilidade:
Paulo Bonavides é considerado o maior constitucionalista brasileiro, um dos mais respeitados no mundo.

O mundo jurídico está de luto com o falecimento do constitucionalista Paulo Bonavides, confirmado nesta sexta (30) pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque. Bonavides tinha 95 anos.

De acordo com o reitor, “o mundo perdeu o seu maior constitucionalista” e decretou luto na Universidade Federal do Ceará. “Com muito pesar cumpro o dever de comunicar o falecimento do Prof. Paulo Bonavides”, informou Cândido Albuquerque nas redes sociais.

Bonavides é um dos constitucionalistas mais respeitados do País e autor de, dentre várias outras obras, Ciência Política e Curso de Direito Constitucional, duas das doutrinas mais tradicionais do pensamento de Bonavides.

Casado com Yeda Satyro Benevides, com quem teve sete filhos (Paulo, Márcio, Clóvis, Vera, Gláucia, Doralice e Marília), ele iniciou seus estudos jurídicos em 1943, na Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde bacharelou-se em 1948. Durante a graduação, realizou também curso de extensão em Sociologia Jurídica na Harvard University, entre 1944 e 1945.

Começou sua carreira docente em 1950, como professor de Ensino Médio na disciplina de Sociologia, no Instituto de Educação Justiniano de Serpa, prestando seus serviços como concursado de 1951 a 1958.

Nos anos letivos de 1951 e 1952, fez-se professor do Seminário Românico da Universidade de Heidelberg, na Alemanha; e, no Brasil, começou a lecionar no Ensino Superior em 1956, como Professor Assistente de Introdução à Ciência do Direito na Universidade Federal do Ceará, isto após a conquista da Livre-Docência, com a tese: Dos Fins do Estado. Pela mesma instituição, no ano de 1958, conquistou os títulos de Doutor e Professor Catedrático, com a tese: Do Estado Liberal ao Estado Social, e passou a ministrar a disciplina de Teoria Geral do Estado.

Quando da criação do Mestrado em Direito da universidade, em 1978, passou a ministrar a disciplina de Filosofia do Direito. Também foi professor visitante na Universität zu Köln, na University of Tennessee e na Universidade de Coimbra.

Reportar Erro