De 65 para 70 anos

Comissão especial analisará PEC que aumenta idade para ingresso no STF

Regra deve valer para juízes e ministros do STF, STJ, TRFs, TST, TRTs e TCU

acessibilidade:
Sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF
Sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

A Câmara dos Deputados instala nesta quarta-feira (1º) uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 32/21, que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para a nomeação de juízes e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), dos Tribunais Regionais Federais, do Tribunal Superior do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal de Contas da União (TCU).

De autoria do deputado Cacá Leão (PP-BA), a proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) na semana passada.

Segundo Cacá Leão, a Emenda Constitucional 88, resultante da chamada PEC da Bengala, que alterou o limite de idade da aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal, dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União de 70 para 75 anos, deixou de alterar a idade máxima de 65 anos para acesso de magistrados aos tribunais superiores e aos tribunais regionais, bem como para a nomeação dos ministros do Tribunal de Contas da União.

A reunião está marcada para as 14 horas, no plenário 8. Após a instalação, serão escolhidos o presidente e os vice-presidentes do colegiado. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Reportar Erro