Semana Nacional da Conciliação

CNJ promove evento para resolver processos judiciais por meio da conciliação

Prevista no novo Código de Processo Civil, a conciliação é vista por especialistas como uma opção célere, eficaz e econômica

acessibilidade:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a 13º edição da Semana Nacional da Conciliação, com o objetivo de resolver processos judiciais por meio da conciliação. O evento começa na próxima segunda (5/11) e vai até a próxima sexta (9/11).

Por meio da conciliação, especialistas garantem que os conflitos na Justiça podem ser resolvidos de maneira mais rápida, segura e eficaz, além de ser uma solução econômica. A conciliação está prevista como procedimentos preliminares à audiências no novo Código de Processo Civil (CPC), de 2015. Apenas casos que tramitam em primeira instância podem terminar nesse tipo de acordo.

A Semana Nacional da Conciliação envolve grande parte dos tribunais brasileiros que selecionam processos com possibilidade de resolução por meio da conciliação. Quem se interessar por resolver o processo por meio dessa medida deve procurar o tribunal em que o caso tramita.

“A Semana Nacional da Conciliação é um evento ímpar e alcança um resultado expressivo. Torço para que a cultura de pacificação social seja o procedimento padrão no Brasil, mas ainda temos um caminho longo”, diz o CEO da câmara privada Vamos Conciliar, Leandro Daroit.

Conciliação em números

No ano passado, 225 mil processos foram solucionados por meio da conciliação, de acordo com dados do CNJ. Das mais de 318 mil audiências, cerca de 223 mil — o que representa 70% do total — resultaram em acordos.

Reportar Erro