resistência

Zelensky diz que aliados abandonaram a Ucrânia e que população se arma contra russos

Em segundo dia de ofensiva, tropas russas se aproximam da capital Kiev

acessibilidade:
Tropas ucranianas esperando aproximação de soldados russos. Foto: FSB/TASS via Getty Images

As tropas russas estendem a invasão no território ucraniano e chegam às proximidades da capital Kiev neste segundo dia de ações. O governo alerta que esta sexta-feira (25) pode ser “dia mais difícil da guerra”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta manhã que o país “foi abandonado pelos aliados”, referindo-se aos Estados Unidos e Europa, e afirmou que “ucranianos não estão em filas para comprar pão, mas em filas para pegar armas e enfrentar a invasão russa”.

Zelensky foi questionado quando haverá fim ao conflito iniciado pelo presidente russo, Vladmir Putin. O líder respondeu que “nunca” e que “Putin jamais poderá tomar a Ucrânia, não importa quantos soldados, quantas armas e quantas bombas nucleares ele tenha. Nós ucranianos somos pessoas livres no continente europeu”.

As sirenes de alerta soam em Kiev desde as primeiras horas do dia e o povo ucraniano mantém resistência. Zelensky clamou às pessoas que saibam manusear armas de fogo que se integrem às forças militares. Assim, muitos civis se misturam às tropas para combater e lutar contra a Rússia.

Anton Herashchenko, assessor do Ministério do Interior ucraniano, afirmou que as forças de Kiev foram auxiliadas por aliados estrangeiros que cederam mísseis antitanques para receber os ataques russos.

 

 

Reportar Erro