negociações continuam

Zelensky discursa para Congresso americano enquanto Kiev mantém toque de recolher

Com discurso de Zelensky, congressistas devem pressionar Joe Biden para medidas mais duras contra Rússia

acessibilidade:
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: Reprodução/Twitter ZelenskyyUa

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursa no Congresso americano, nesta quarta-feira (16), por meio de videoconferência. A ação é enxergada como uma forma de congressistas pressionarem o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a tomar medidas mais severas contra a Rússia.

Ao longo desta quarta (16), a capital da Ucrânia, Kiev, mantém toque de recolher. A ação preventiva ocorre após um bombardeio que atingiu uma área residencial ao oeste da cidade, na terça-feira (15). Ao menos quatro pessoas que estavam no prédio destruído morreram neste ataque.

Enquanto Zelensky busca auxílio no Ocidente e já considera recuar à inregração Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), as delegações dão prosseguimento às tentativas de um acordo de cessar-fogo.

A quarta rodada de negociações teve início nesta segunda-feira (14), tento uma “pausa estratégica”, segundo afirmou um dos principais negociadores ucranianos, Mykhailo Podoliyak. As tratativas foram retomadas no dia seguinte e se prolongam ainda por hoje (16).

 

Reportar Erro