Disputa apertada

‘Sondagem’ confirma Paraná Pesquisas em Portugal

As pesquisas apontam aliança liderada pelo PSD 1 ponto à frente do PS

acessibilidade:
O futuro primeiro-ministro deve ser deles: Luis Magalhães (PSD), Pedro Nuno Santos (PS) ou Andre Ventura (Chega).

De acordo com essa nova pesquisa, realizada pelo também brasileiro Ipespe, a AD (Aliança Democrática), que reúne os partidos PSD, CDS e PPM e liderada por Luís Montenegro, tem hoje 23% das intenções de voto, no cenário em que o eleitor é solicitado a mencionar espontaneamente o partido que pretendem votar.

O PS (Partido Socialista), principal rival, cujo governo caiu na esteira de novo escândalo de corrupção, soma 22%. O PS é liderado por Pedro Nuno Santos. Já o Chega, partido de direita criado há poucos anos, liderado por André Ventura, aparece em terceiro com 16%.

O levantamento (que em Portugal chamam de “sondagem”), divulgado no último dia 22 deste mês pelo Paraná Pesquisas, instituto que mais acertou nas eleições brasileiras de 2022, apontou 21,4% para a AD, 21,1% para o PS e 16,9% para o Chega.

As sondagens atribuem desempenhos muito parecidos para o partido Iniciativa Liberal, liderada por Rui Rocha: o Paraná Pesquisas aferiu 6,8% e o Ipespe, divulgado neste domingo, registrou 6% das intenções de votos. E enquanto o Paraná Pesquisas apurou 5,5% para o Bloco de Esquerda, o outro levantamento cravou 5%.

Veja os números da nova pesquisa:

Aqui, o levantamento pioneiro do Paraná Pesquisas:

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.