‘hermanos’

Oposição quer investigar dívida da Argentina com a Casa da Moeda

“Quem vai pagar essa conta?”, questiona o vice-líder da oposição Evair de Mello

acessibilidade:
Evair Vieira de Melo (PP - ES) (Foto: Agência Câmara)

Através de três requerimentos, o deputado federal Evair de Melo (Progressistas – ES), fez menção à Câmara dos Deputados sobre pagamentos, supostamente, atrasados da Argentina à Casa da Moeda Brasileira (CMB) pela produção de notas de pesos argentinos.

“Precisamos saber se essa dívida já foi quitada, qual é o andamento deste caso, porque ninguém mais fala sobre isso. Todos sabemos que Argentina tem uma situação financeira delicada”, analisou.

No corpo dos requerimentos, o vice-líder da oposição cita ainda que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mantém uma relação próxima com o líder argentino, Alberto Fernández.

“Em sua primeira viagem internacional, Lula visitou a Argentina onde se encontrou com Fernández. Durante a visita, expressou apoio a iniciativas de interesse argentino. Inclusive sinalizou apoiar a ideia de criar uma moeda comum entre Brasil e Argentina com a justificativa que seria para facilitar o comércio bilateral”.

E completou: “foram firmados contratos entre a Casa da Moeda do Brasil e a Argentina para a produção de cédulas, desde 2020. O problema é que não estamos tendo notícias do pagamento dessa parceria. Quem vai pagar essa conta? Precisamos de respostas. Não podemos ficar no prejuízo”, reclamou.

O parlamentar protocolou os pedidos de informação na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) para obter resposta do TCU, da Casa da Moeda Brasileira e do Ministério da Fazenda.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.