Carro diplomático do Brasil é apreendido com 55kg de cocaína na Turquia
Itamaraty diz que o automóvel teria sido furtado por um búlgaro
Um carro oficial da embaixada brasileira em Sófia, na Bulgária, foi apreendido na fronteira com a Turquia com aproximadamente 55kg de cocaína.
Segundo a imprensa búlgara, o carro da embaixada teria entrado na Turquia pelo posto de controle de Kapikule, na região noroeste do país, após vir de uma vila no sul da Bulgária. O jornal ainda afirma que a cocaína teria sido escondida em diferentes partes do veículo e que o motorista e um passageiro teriam sido detidos na Turquia, por tráfico de drogas.
A embaixada do Brasil em Sofia, por meio de nota, informou que um dos automóveis diplomáticos tinha desaparecido “A embaixada informa que comunicou às autoridades Búlgaras apropriadas a falta de um de seus veículos oficiais, retirado das dependências da embaixada sem autorização”.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), pronunciou-se afirmando que “o incidente envolvendo veículo da Embaixada do Brasil em Sófia. O carro foi furtado das dependências da Embaixada por um dos seus funcionários contratados locais, sem a participação de qualquer integrante do Serviço Exterior Brasileiro. O contratado local, de nacionalidade búlgara, foi demitido por justa causa”.
Fama brasileira
Em 2019, o ex-sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Manoel Silva Rodrigues, foi apreendido carregando 37 kg de cocaína ao desembarcar de um avião oficial de apoio da comitiva presidencial.
Na época, a prisão do ex-sargento da FAB gerou muito balbucio. Os 37 kg de cocaína valiam R$6,3 milhões de reais. A droga saiu do solo brasileiro por uma falha de segurança nos procedimentos da base aérea que permitiu o contrabando internacional. A repercussão da imprensa do exterior apelidou o avião da FAB de “Aerococa”.
Atualmente, o ex- sargento está cumprindo pena no Centro Penitenciário de Málaga II, localizado no sul da Espanha.