No Reino Unido

Theresa May deixa liderança do Partido Conservador nesta sexta

Após renúncia, britânica deve deixar o cargo de primeira-ministra na segunda quinzena de julho

acessibilidade:
Primeira-ministra Theresa May. Foto: UK Government

A britânica Theresa May deixa a liderança do Partido Conservador do Reino Unido nesta sexta (7). Até que o novo primeiro-ministro seja eleito, provavelmente na segunda quinzena de julho, ela permanece no cargo.

A partir da próxima segunda (10), membros do Partido Conservador devem se inscrever para concorrer à liderança da sigla e, consequentemente, ao cargo de premiê, já que o partido ocupa a maioria na Câmara dos Comuns.

Entre os membros da sigla que já manifestaram a intenção de concorrer para a liderança, de acordo com o jornal britânico BBC, estão o ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, além de ex-ministros e secretários, como Jeremy Hunt.

Para se eleger, o candidato precisa ter o apoio de pelo menos oito colegas de partido e então obter 5% dos votos na primeira votação e 10% na segunda. O processo continua até que restem apenas dois candidatos. Depois dessa etapa, acontecem encontros entre os candidatos e eleitores e uma votação pelo correio, em que participam 124 mil membros do Partido Conservador.

Em meio a conflitos relacionados à saída do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit, a primeira-ministra anunciou sua renúncia no dia 24 de maio. Durante seu discurso, a britânica, que permaneceu no cargo por três anos, reconheceu a falha na missão principal, de concretizar o Brexit.

Assumindo após a renúncia de James Cameron, May antecipou as eleições no país, resultando na perda da maioria do seu partido no Parlamento. A partir daí, a primeira-ministra enfrentou a resistência dos parlamentares britânicos.

Reportar Erro