Mais Lidas

Cabul

Norte-americanos fogem e talibãs retomam controle do Afeganistão

Cabul era a última grande cidade ainda sob controle do governo do presidente Ashraf Ghani, que abandonou o país

acessibilidade:
Talibãs armadas fazem oração e posam em torno da mesa do presidente do país - Foto: reprodução de foto de Zabi Karim/AP.

Combatentes talibãs chegaram neste domingo (15) a Cabul, capital do Afeganistão, última grande cidade que ainda não estava sob o controle desse grupo há duas décadas impunha a barbárie como forma de impor o terror e seu poder.

O comando talibã não encontrou resistência, especialmente porque os militares norte-americanos já haviam fugido do país, permitindo o restabelecimento da teocracia, que inclusive assumiu o controle da sede do governo afegão, após a fuga também do ex-presidente deposto Ashraf Ghani .

Para a especialista em relações internacionais da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) Ana Isabel Xavier a ofensiva talibã sobre Cabul é “um pouco surpreendente”, tendo em conta que os serviços secretos norte-americanos previam a queda da capital afegã dentro de três meses.

O papa Francisco apelou à paz e ao diálogo entre as partes envolvidas no conflito do Afeganistão. O sumo pontífice da Igreja Católica considera que só dessa forma o povo afegão poderá viver em segurança.

Vídeos Relacionados