Relação Brasil x EUA

Ricardo Salles e Ernesto Araújo se reúnem com John Kerry em ato de aproximação

Reunião durou cerca de 40 minutos e foi marcada por palavras e gestos de simpatia

acessibilidade:
Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores - Foto: José Cruz/ABr.

Os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, reuniram-se virtualmente, nesta quarta-feira (17),com o ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry, atual assessor especial de Meio Ambiente do presidente norte-americano Joe Biden.

A reunião, que durou cerca de 40 minutos, marcou mais um gesto de aproximação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, recém-empossado, após várias declarações oficiais da Casa Branca acenando com um relacionamento produtivo entre os países.

Após a vitória de Biden, todos os “analistas” de política externa apostavam no distanciamento entre os dois países, em razão das ligações entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente dos EUA Donald Trump, mas desde o início da administração Biden o que se viu foi o inverso.

Até por provocação de jornalistas brasileiros nos EUA, a porta-voz da Casa Braca, Jen Psaki, tem repetido que os Estados Unidos pretendem fortalecer a relação bilateral com o Brasil nos próximos meses, inclusive na seara comercial, privilegiando temas que aproximam os dois países.

 

Reportar Erro