Sem maioria

PSOE, de Pedro Sanchéz, vence eleição na Espanha, mas precisa fazer alianças

Sem maioria, Partido Socialista terá de fazer alianças para governar

acessibilidade:
Presidente da Espanha, Pedro Sanchéz. Foto: Twitter/Reprodução

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual presidente Pedro Sánchez, conseguiu a maior parte dos assentos no Parlamento espanhol, de acordo com resultados parciais divulgados na noite deste domingo (27). No entanto, sem maioria no Congresso, PSOE terá que fazer alianças para continuar no poder.

As projeções do jornal espanhol El País apontam para o seguinte cenário:

– PSOE: 122 cadeiras;
– Partido Popular (PP): 65 cadeiras;
– Cidadãos: 57 cadeiras;
– Unidas Podemos: 42 cadeiras;
– Vox: 24 cadeiras;
– Nove outros partidos pequenos: 40 cadeiras.

O partido do presidente Pedro Sanchéz deve se unir ao Unida Podemos, partido considerado de esquerda radical, somando 164 cadeiras. Mesmo assim, o número é menor que os 176 assentos necessários para garantir a maioria no parlamento.

A participação nas eleições deste domingo superou os 60% – um aumento de cerca de 10 pontos percentuais em relação ao pleito de 2016.

O pleito deve marcar a entrada no parlamento de um partido de extrema-direita – o Vox –, uma corrente política que, nas últimas quatro décadas, teve papel secundário no país.

As eleições ocorreram entre as 9h e as 20h (horário local, 4h e 15h em Brasília) – exceto nas Ilhas Canárias, onde todo o processo teve início uma hora mais tarde. Mais de 36 milhões de espanhóis foram convocados a votar. Entre eles, estão mais de 2 milhões que vivem no exterior.

Reportar Erro