Prêmio Nobel da Paz

Para ganhadora do Nobel, o Facebook é uma ameaça à democracia e propaga ódio

Maria Ressa acredita que rede social é tendenciosa conta fatos e conta o jornalismo

acessibilidade:
Ressa vem sendo alvo de ataques de apoiadores do atual presidente das Filipinas Foto: Facebook

A jornalista Maria Ressa, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2021, fez duras críticas ao Facebook, em relação a propagação de informações inverídicas e na falha ao proteger seus usuários do ódio e da desinformação. Para ela a postura adotada pela rede social é uma ameaça à democracia. “Se você não tem fatos, não pode ter verdades, não pode ter confiança. Se você não tem nada disso, não tem democracia”. Declarações ocorreram em entrevista à Reuters.

Ressa também salientou que os algarismos da rede social priorizam a disseminação de mentiras “misturadas à raiva e ao ódio aos fatos”. E que mesmo o Facebook sendo a maior distribuidora de notícias do mundo “ainda assim é tendencioso contra os fatos, é tendencioso contra o jornalismo”. E completou.  “Além disso, se você não tem fatos, você não tem uma realidade compartilhada, então você não pode resolver os problemas existenciais do clima ou o coronavírus”.

Ela também falou sobre os ataques que vem sofrendo de apoiadores do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte. “Estes ataques online nas mídias sociais têm um propósito. Eles são direcionados e usados como uma arma”.

Ressa ganhou o prêmio na última sexta-feira (8), juntamente com outro jornalista, Dmitry Muratov, como reconhecimento de suas lutas em defesa da liberdade de expressão, nas Filipinas e na Rússia. Eles foram apontados pelos integrantes da comissão como “representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal”.

Maria Ressa é co-fundadora do site de notícias Rappler, ex-CNN Filipinas. A jornalista foi elogiada por usar a liberdade de expressão para “expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal”.

Reportar Erro