Fronteira

Juiz bloqueia ordem de Trump que proibia imigrantes de requisitarem asilo

Medida tinha como alvo a caravana de imigrantes que se encontra atualmente em Tijuana, na fronteira entre México e EUA

acessibilidade:
Fronteira do México com os Estados Unidos. Foto: Mani Albrecht.

O juiz federal norte-americano Jon Tigar, da cidade de São Francisco, bloqueou temporariamente a ordem do governo de Donald Trump que proibia que imigrantes que entrassem ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira com o México requisitassem asilo em terras norte-americanas.

A decisão do juiz entrou em vigor na noite desta segunda (19) e é válida até 19 de dezembro, quando deve ocorrer uma nova sessão para debater o assunto.

A medida da Casa Branca tinha como alvo a caravana de imigrantes vindos da América Central que atualmente se encontra em Tijuana, na fronteira entre o México e a cidade norte-americana de San Diego.

Os integrantes do grupo pretendem entrar no país para pedir asilo. Normalmente, os imigrantes entram no país ilegalmente para então fazerem o pedido, o que permite que eles continuem livres enquanto aguardam uma decisão.

Com a ordem de Trump, esses imigrantes ilegais teriam que fazer o pedido nos postos oficiais na fronteira entre os dois países e aguardar uma resposta antes de entrar nos Estados Unidos. Essas decisões costumam levar meses para serem tomadas.

Organizações de diretos humanos e de defesa dos imigrantes entraram na Justiça contra a medida do governo norte-americano.

Em sua decisão, o juiz afirma que o Congresso do país decidiu que os imigrantes podem pedir asilo independentemente de como entraram nos Estados Unidos. “Independentemente do escopo da autoridade do presidente, ele não pode reescrever leis de imigração para impor condições que o Congresso expressamente proibiu”, declarou o magistrado. (Com inforamações da FolhaPress)

Reportar Erro