ações preventivas

Guerra na Ucrânia completa um mês e Otan reúne cúpula para discutir apoio

Otan discute o envio de tropas para quatro países do Leste Europeu

acessibilidade:
Guerra na Ucrânia completa um mês neste 24 de março. Serviço de Emergências da Ucrânia/Anadolu

A cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reúne, na manhã desta quinta-feira (24), para discutir novas sanções e a  mobilidade de novas tropas para quatro países do Leste Europeu, segundo afirmaram o secretário-executivo Jens Stoltenberg e a embaixadora dos Estados Unidos na Otan, Julie Smith.

A ofensiva russa contra a Ucrânia teve início em 24 de fevereiro, portanto completa hoje (24) um mês. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1 mil de civis foram mortos nos ataques.

Segundo o Escritório do Alto Comissariado ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH), 2,5 mil pessoas que não possuem vínculo às Forças Armadas foram vítimas da guerra. Entretanto, o Escritório afirma que os números podem ser muito maiores, pois muitos relatórios que informam dados dos ataques ainda estão pendentes de comprovação.

Rotas de fuga

Também nesta quinta-feira (24), foram abertos sete novos corredores humanitários, afirmou a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

No entanto, a cidade de Mariupol, uma das mais afetadas e sob poderio russo, não integra a lista de beneficiadas pelas rotas de fuga para civis.

A Rússia bloqueou que um corredor humantário seja criado na cidade portuária, que fica localizada ao sul do país. Os civis deverão buscar transporte na cidade vizinha Berdyansk.

 

 

Reportar Erro