Espionagem

FBI: casal preso nos EUA tentava vender segredos nucleares ao Brasil

Prisão do casal por agentes do FBI teve colaboração brasileira

acessibilidade:

O FBI (Federal Bureau of Investigation), a Polícia Federal dos Estados Unidos, revelou nesta quinta-feira (17) que o casal preso em Annapolis, no estado de Maryland, por tentar vender segredos militares a um governo estrangeiro, tentava vender os documentos sigilosos ao Brasil.

Segundo o jornal New York Times, Jonathan e Diana Toebbe foram presos em outubro do ano passado por um indivíduo que eles acreditavam ser um representante do governo brasileiro. Mas o contato do casal era um agente disfarçado do FBI, que passou os últimos anos investigando o casal.

Há cerca de dois anos, Jonathan Toebbe conseguiu furtar os documentos sigilosos sobre o submarino nuclear norte-americano do Estaleiro Naval dos EUA, onde ele trabalhava, na capital de Washington D.C., a menos de uma hora do subúrbio onde o casal morava.

O FBI iniciou as investigações em dezembro de 2020, após um comunicado suspeito ser identificado nos Correios do Brasil. O pacote foi enviado para um representante do FBI, que começou sua cooperação com as autoridades brasileiras. Os agentes do FBI se passaram por brasileiros para negociar com Toebbe, que pediu US$100 mil em criptomoedas.

Durante as negociações, Jonathan Toebbe exigiu “comprovação” de que o contato era de fato do governo do Brasil. Dessa forma, uma operação secreta entre o FBI e autoridades brasileiras em um “prédio do governo brasileiro em Washington”, segundo relatou o jornal inglês The Guardian. A ideia era plantar um símbolo ou prova de identidade em uma janela do prédio brasileiro durante o feriado do Memorial Day. Na capital americana, apenas a Embaixada do Brasil tem prédio próprio.

A operação foi um sucesso e Toebbe concordou em deixar em um local secreto, dentro de um sanduíche, em outro estado, parte dos documentos que tinha, para demonstrar a veracidade. Dali a seis meses o casal foi preso por acusações de espionagem. Jonathan está sujeito a uma pena de quase 18 anos de prisão e sua mulher Diana a três anos de prisão.

Reportar Erro