gripe aviária

EUA têm mais de 28 milhões de aves contaminadas com gripe H5N1

Estes são os primeiros casos registrados no país desde 2016

acessibilidade:
Gripe aviária é detectada nos Estados Unidos após seis anos sem casos. Foto: Reuters/Reprodução

A gripe aviária, causada pelo vírus Influenza H5N1, foi detectada em 31 estados dos Estados Unidos, acometendo 637 aves selvagens, segundo levantamento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país. Até o momento, nenhuma pessoa foi detectada com a doença.

Já em aves domésticas, como os galináceos, foram identificadas mais de 28,5 milhões casos da doença. Estas infecções foram reportadas em 29 estados norte-americanos.

Segundo o CDC, o vírus H5N1 possui uma alta capacidade de contaminação, sendo encontrado em aves aquáticas selvagens, aves de criação comercial e criações individuais desde janeiro de 2022.

O órgão afirmou que os últimos casos da doença haviam sido reportados há seis anos, em 2016. O relatório do CDC apurou o período do início do ano até o último dia 19 deste mês.

O CDC orienta que as pessoas não entrem em contato com aves domésticas que pareçam doentes ou que tenham morrido, bem como manter o afastamento de aves selvagens, pois elas podem carregar o vírus mesmo que não aparentem estar doentes.

 

Reportar Erro