Embaixada do Brasil em Kiev pede que brasileiros busquem abrigo
Diplomatas também recomendam que brasileiros não viajem para Ucrânia
A embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, divulgou nta em suas redes sociais recomendando “fortemente” os brasileiros residentes na cidade a seguirem a orientação das autoridades locais e buscarem abrigo.
A nota se refere aos bombardeios registrados em diversas cidades ucranianas e a possibilidade de novos ataques das forças russas, em resposta à bomba que atingiu a ponte de ligaçã a Criméia, classificada pelo presidente Vladimir Putin de “ato de terrorismo”.
A nota não contém assinatura, mas a embaixada em Kiev é chefiada pelo diplomata Norton Rapesta. Nela, a representação diplomática també recomenda que “deslocamentos só devem ser iniciados após o fim do alerta, quando houver condições de segurança”.
A embaixada ainda disponibiliza um telefone (+380 50 384 5484) para “brasileiros em situação de emergência na Ucrânia” entrarem em contato.
A nota finaliza com mais um aviso importante aos brasileiros que pretendam viajar àquele país: “A Embaixada reitera sua recomendação de que sejam evitadas todas as viagens à Ucrânia, bem como a permanência no país”.