Internacional

Câmara dos EUA rejeita projeto de gastos de Donald Trump

Com isso, o congresso ficou sem um plano claro para evitar a paralisação conhecida como “shutdown”

acessibilidade:
Donald Trump - (Foto:Arquivo/Reprodução)

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos rejeitou um projeto de lei orçamentário apoiado pelo presidente eleito Donald Trump (Republicano) para evitar uma paralisação parcial do governo. Caso não consiga o consenso acerca do plano temporário de gastos até a meia-noite desta sexta-feira (20), inúmeros serviços públicos como, voos e policiamento serão interrompidos.

O projeto, elaborado às pressas por lideres do partido Republicano por pressão de Trump, previa a extensão de finaciamento do governo até março do ano que vem, além de um pacote de US$ 100 bilhões para desastres e a suspenção do teto da dívida pública.

A proposta derrotada por 235 votos contra e 174 a favor. Apesar do Partido de Trump (Republicano) ter maioria na casa, 38 deputados da legenda se uniram aos democratas na oposição à proposta.

Com isso, o congresso ficou sem um plano claro evitar a paralisação conhecida como “shutdown”.

Caso não haja acordo, esta seria a primeira paralisação do governo desde a que se estendeu no seu primeiro governo, em dezembro de 2018 a início de 2019.

Paralisação “shutdown”

Nos Estados Unidos, as paralisações governamentais ocorrem quando a legislação de financiamento necessária para financiar o governo federal não é anunciada antes do início do próximo ano fiscal. Numa paralisação, o governo federal restringe as atividades e serviços das agências, cessa operações não essenciais, dispensa trabalhadores e mantém apenas funcionários essenciais em departamentos que protegem a vida humana ou a propriedade.

Reportar Erro