Morreu a pessoa mais velha do mundo aos 117 anos
Maria Branyas Morera sobreviveu a duas guerras mundiais, duas pandemias e encontrou popularidade na rede social 'X'
A catalã Maria Branyas Morera morreu nesta terça-feira (20) aos 117 anos. A idosa da Espanha era a pessoa viva mais velha do mundo. Ela nasceu em 1907, vivenciou duas Guerras Mundiais e duas pandemias, incluindo a gripe espanhola de 1928.
A anciã se casou em 1931 com o médico Joan Moret, com quem teve três filhos. Entretanto, seu marido morreu em 1976. Sua família anunciou o falecimento de Maria por meio das redes sociais, segundo eles a idosa se foi da maneira que queria “dormindo, em paz e sem dor”.
“Maria Branyas nos deixou. Ela morreu como queria: dormindo, em paz e sem dor. Há alguns dias ele nos disse: ʽUm dia vou sair daqui. Não vou mais experimentar café, nem comer iogurte, nem acariciar a Fada…, também deixarei minhas lembranças, minhas reflexões e deixarei de existir neste corpo. Um dia não sei, mas está muito próximo, essa longa jornada vai acabar. A morte me encontrará desgastada por ter vivido tanto tempo, mas quero que ela me encontre sorrindo, livre e satisfeita.ʼ Sempre nos lembraremos dela por seus conselhos e gentileza.”
Maria era popular no ʽXʼ acumulando um total de 18,7 mil seguidores na rede social. A espanhola deixa duas filhas, 11 netos e 12 bisnetos.