Pesquisa mostra empate técnico entre Trump e Kamala
Estudo mostra Trump à frente, mas empate técnico prevalece nos estados decisivos.
Donald Trump e Kamala Harris estão em um empate técnico entre os potenciais eleitores dos estados-chave Arizona, Geórgia e Carolina do Norte, de acordo com uma pesquisa realizada pelo New York Times/Siena College, divulgada nesta segunda-feira (23), a apenas seis semanas da eleição presidencial marcada para 5 de novembro. Embora Trump tenha uma ligeira vantagem, com 50% contra 45% em Arizona, 49% a 45% na Geórgia e 49% a 47% na Carolina do Norte, essas margens estão dentro da margem de erro, caracterizando um empate.
Esses três estados fazem parte de um grupo de sete que provavelmente determinará o resultado da eleição presidencial de 2024 entre Trump, um ex-presidente condenado, e Harris, uma ex-promotora que poderia se tornar a primeira mulher a ocupar a presidência dos EUA.
Trump, que ocupou a presidência de 2017 a 2021, busca retornar à Casa Branca após sua derrota para Joe Biden em 2020, um resultado que ele ainda atribui falsamente a fraudes eleitorais. Com 78 anos, ele enfrenta diversas acusações criminais federais e estaduais relacionadas a tentativas de reverter o resultado das eleições. Por sua vez, Harris, de 59 anos, revitalizou o Partido Democrata após Biden, de 81 anos, anunciar que não concorrerá à reeleição, apresentando a oportunidade de formar uma coalizão mais ampla que inclui jovens, mulheres, minorias e até alguns eleitores republicanos. A pesquisa reflete um cenário competitivo, alinhando-se com outros levantamentos nacionais recentes, como os da Reuters/Ipsos.
O estudo, realizado entre 17 e 21 de setembro, ocorreu em um momento em que a corrida para o governo da Carolina do Norte estava em evidência.
A pesquisa desta segunda-feira inclui uma margem de erro de 4,4 pontos percentuais no Arizona entre 713 pessoas entrevistadas no Arizona; 4,6 pontos entre 682 entrevistados na Geórgia e 4,2 pontos entre 682 entrevistados na Carolina do Norte.