operação de repatriação

Avião que vai repatriar brasileiros no Líbano segue para Beirute

Expectativa é de que 220 brasileiros retornem ao país no primeiro voo

acessibilidade:
Força Aérea Brasileira/Divulgação

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), disponibilizado para a Operação Raízes do Cedro, partiu da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (02/10), com destino a Beirute, no Líbano.

A aeronave KC-30 realizou uma escala em Lisboa, Portugal.

Atualmente, a maior concentração de brasileiros no Oriente Médio está no Líbano, com um total de 21 mil residentes.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros manifestaram desejo de sair do Líbano devido à intensificação das operações militares das Forças Armadas de Israel. Esse número corresponde aos que buscaram assistência junto à Embaixada do Brasil em Beirute, solicitando repatriação.

Desde o início dos ataques aéreos israelenses em várias regiões do Líbano, a partir do dia 17, mais de mil pessoas morreram, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais, além de milhares de feridos. A situação em Beirute, capital libanesa, é descrita como “tensa e terrível” por brasileiros presentes, com receio de um conflito em larga escala.

Nesta primeira fase da operação de repatriação, está previsto o retorno de 220 brasileiros a partir do aeroporto de Beirute, que ainda segue funcionando. O voo terá uma parada para reabastecimento em Lisboa tanto na ida quanto na volta. Novos voos ainda não foram confirmados, mas estão previstos para os próximos dias.

Reportar Erro