Uruguaios definem futuro presidente em 2º turno acirrado neste domingo
Candidatos são o governista de centro-direita Álvaro Delgado e Yamandú Orsi, de centro-esquerda
As eleições presidenciais do Uruguai definem neste domingo (24) o futuro governante do país em um 2º turno acirrado entre o governista Álvaro Delgado, do Partido Nacional de centro-direita, e Yamandú Orsi, da Frente Ampla de centro-esquerda, apoiado pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica.
São esperados mais de 2,7 milhões de eleitores uruguaios para a votação que ocorre em um cenário em que o atual presidente Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, deixa o poder com alta popularidade, emprego e salários em alta e inflação em queda.
Ainda assim, pesquisas estimam que dezenas de milhares de votos separam os candidatos e devem definir o resultado da eleição deste domingo. Fato que ocorre justamente por haver consenso entre os adversários sobre questões como a economia, o desafio do futuro presidente é conquistar votos de cerca de 8% dos eleitores que optaram por candidaturas de partidos menores, no 1º turno.
Na quinta-feira (21), a consultoria Factum divulgou pesquisa de intenções de votos no VTV Noticias, com Yamandú Orsi liderando com 47,1% da preferência dos uruguaios e Álvaro Delgado com 46,6%, empatados tecnicamente. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais.