Dívida de US$ 31,4 tri

Biden anuncia acordo para evitar calote catastrófico em dívida

Presidente dos Estados Unidos busca evitar recessão, em acordo provisório com o presidente do Congresso, Kevin McCarthy

acessibilidade:
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Cameron Smith/The White House

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um acordo provisório firmado com o presidente do Congresso, Kevin McCarthy, para evitar um calote histórico em sua dívida, que iniciaria uma recessão no país com potencial catastrófico para americanos e para a economia mundial. O entendimento iniciado na noite de ontem (27), por telefone, visa suspender o teto da dívida de US$ 31,4 trilhões.

Biden considerou a sinalização do republicano McCarthy um passo importante na redução de gastos para preservar programas críticos para os trabalhadores e desenvolver a economia. E citou como consequência a preservação das principais prioridades e conquistas legislativas de seu governo e dos democratas do Congresso. Destacando que o compromisso ainda significa que nem todos conseguem o que querem.

“Essa é a responsabilidade de governar. E esse acordo é uma boa notícia para o povo americano, porque evita o que poderia ter sido um calote catastrófico e teria levado a uma recessão econômica, contas de aposentadoria devastadas e milhões de empregos perdidos”, avaliou Biden, no anúncio publicado nas redes sociais.

O presidente dos Estados Unidos detalhou que as equipes de negociação finalizarão o texto legislativo para levar o acordo à apreciação da Câmara e do Senado. “Eu exorto ambas as câmaras a aprovar o acordo imediatamente”, apelou.

‘Gastos imprudentes’

Em breve comunicado, McCarthy confirmou o acordo inicial firmado com Biden. Sua expectativa é de que o Congresso vote a matéria na quarta-feira (31). Mas o republicano segue com tom crítico sobre o momento do país governado pelos democratas.

“Os republicanos estão prontos para realizar  grandes e importantes mudanças em Washington. Em breve, votaremos por um acordo de limite de dívida responsável que interrompa gastos imprudentes dos democratas, recupere os fundos não gastos com a covid, bloqueie os novos esquemas fiscais de Biden e muito, muito mais”, escreveu McCarthy, ao divulgar seu breve pronunciamento no Twiiter.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.