'Problemas técnicos' prejudicam

Chanceler pede urgência ao México na emissão de visto para brasileiros

Governo recebe relatos indicando perseguição mexicana a brasileiros

acessibilidade:
Embaixador Carlos França, ministro das Relações Exteriores - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O embaixador Carlos França, ministro das Relações Exteriores, solicitou ao governo do México “providências urgentes” para resolver o problema criado paras turistas brasileiros, que, após pagarem por pacotes turísticos, não conseguem autorização para entrar naquele país.

O chanceler fez o Itamaraty divulgar nota em que afirmar estar “acompanhando com preocupação” os relatos de centenas de brasileiros atualmente impossibilitados, por questão técnica, de tramitar autorização eletrônica para ingresso no México.

Ao Diário do Poder, o ministro das Relações Exteriores do Brasil contou haver recebido inúmeros relatos de discriminação, como o que ocorreu a um casal de mineiros retidos por doze horas, no Aeroporto do Mexico, “aparentemente sem justificativa”.

“O Itamaraty solicitou, em alto nível, providências urgentes ao governo mexicano, por meio da Secretaria de Relações Exteriores, da Secretaria de Turismo e do Instituto Nacional de Migração, com vistas a resolver o problema”, afirma o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em nota divulgada na noite desta quinta-feira (9).

“O Brasil reitera a expectativa de que seja encontrada com urgência solução definitiva para a questão, que prejudica centenas de turistas e empresários brasileiros”, concluiu.

Reportar Erro