A pedido da embaixada do Brasil

Polícia da Ucrânia escolta brasileiros, que saem do país sem enfrentar fila

Envido ao front pelo SBT, Sérgio Utsch contou que brasileiros são poupados das longas filas

acessibilidade:
Repórter Sérgio Utsch, correspondente do SBT, acompanha travessia de brasileiros da Ucrânia para a Polônia. Foto: SBT/Reprodução

O governo do Brasil reúne esforços para auxiliar os brasileiros residentes ou em estadia na Ucrânia.

As fronteiras e estações de trem acumulam pessoas que buscam refúgio em nações vizinhas, sobretudo na Polônia.

No entanto, brasileiros conseguem facilmente atravessar as barreiras para deixar o país em guerra.

Segundo relato do jornalista Sérgio Utsch, correspondente internacional do SBT, um grupo de brasileiros, o qual ele acompanha, foi escoltado por policiais para sair da cidade de Lviv.

“Há filas imensas pra passar as barreiras fora de Lviv. Grupo de brasileiros é escoltado por policiais e passa por todas elas sem espera. Autoridades ucranianas atenderam pedido da Embaixada do Brasil em Kiev. É um privilégio que muitos refugiados do próprio país não tiveram”, escreveu o jornalista em uma publicação no Twitter.

FAB envia avião

Na segunda-feira (7), a Força Aérea Brasileira (FAB) enviará o primeiro avião para o resgate de compatriotas refugiados em Varsóvia, capital polonesa.

Devido a acordos do Ministério das Relações Exteriores (MRE) com a diplomacia ucraniana, os brasileiros têm conseguido deixar a Ucrânia com o apoio das forças militares e migram para Polônia, também por orientação da chancelaria brasileira.

A aeronave partirá de Brasília, carregada com 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária. O MRE tem orientado a todos brasileiros buscarem acolhimento na Embaixada do Brasil, localizada na capital Kiev.

 

 

 

Reportar Erro