Fina ironia

Brasil se solidariza às vítimas dos incêndios florestais na Europa

Alguns países que ardem em fogo são críticos dos... incêndios na Amazônia

acessibilidade:
Incêndios são caracterizados pelo fato de não terem controle, enquanto queimadas constituem rudimentar técnica agrícola de preparo da terra.

O governo brasileiro emitiu nota, na noite desta segunda-feira (25), manifestando solidariedade aos familiares das vítimas dos incêndios florestais e da onda de calor que atingem diversos países europeus nas últimas semanas.

Na nota assinada pelos ministérios das Relações Exteriores e do Meio Ambiente, o governo do Brasil aproveitou para reiterar o seu compromisso com meta ousada que assumiu, no contexto da COP 26, sobre mudança do clima

O gesto brasileiro constitui na verdade uma fina ironia, muito frequente na diplomacia, porque a maioria desses países devastados pelos incêndios florestais estão entre os que mais criticam o Brasil em razão de incêndios nas florestas brasileiras.

O governo brasileiro lembra na nota conjunta que na COP 26 elevou de 43% para 50% seu compromisso de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2030.

“O governo brasileiro também assinou o Compromisso Global sobre Metano, que tem como objetivo reduzir em pelo menos 30% as emissões globais desses gases até 2030”, lembra os ministérios das Relações Exteriores e do Meio Ambiente..

“No momento em que diversos países se empenham na descarbonização de suas economias nacionais, o Brasil segue contribuindo de maneira significativa para esse esforço coletivo da comunidade internacional no combate à mudança do clima”, afirma o documento, como exemplos “da contribuição brasileira o lançamento do Programa Metano Zero, a criação do mercado regulado de carbono e a geração de hidrogênio verde para fornecimento a mercados externos.”

Leia a nota, na íntegra:

“O governo brasileiro se solidariza com os familiares das vítimas dos incêndios florestais e da onda de calor que atingem diversos países europeus nas últimas semanas.
O Brasil reafirma seu compromisso com as metas assumidas pelo país no contexto da COP 26, sobre mudança do clima. Naquela oportunidade, o Brasil elevou de 43% para 50% seu compromisso de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2030. O governo brasileiro também assinou o Compromisso Global sobre Metano, que tem como objetivo reduzir em pelo menos 30% as emissões globais desses gases até 2030.
No momento em que diversos países se empenham na descarbonização de suas economias nacionais, o Brasil segue contribuindo de maneira significativa para esse esforço coletivo da comunidade internacional no combate à mudança do clima.
São exemplos da contribuição brasileira o lançamento do Programa Metano Zero, a criação do mercado regulado de carbono e a geração de hidrogênio verde para fornecimento a mercados externos.”

Reportar Erro