Nações Unidas

Brasil e Índia unem forças para tentar ingresso no Conselho de Segurança da ONU

Primeiro-ministro da Índia e presidente Bolsonaro demonstraram entusiasmo com apoio mútuo

acessibilidade:

Ao participar da cerimônia de troca de atos entre Brasil e Índia, neste sábado (25), em Nova Delhi, com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, o primeiro-ministro da Índia demonstrou apoio ao ingresso do Brasil como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), para um mandato de 2 anos, no período de 2022 a 2023. A Índia também pleiteia uma vaga e recebeu de Bolsonaro a demonstração de apoio recíproco à iniciativa.

Hoje decidimos que os dois países fortalecerão ainda mais sua cooperação em questões multilaterais. E continuaremos a trabalhar juntos pelas reformas necessárias no Conselho de Segurança, nas Nações Unidas e em outras organizações internacionais“, frisou.

“Acredito que seria bom para o Brasil e para o mundo Brasil e Índia estarem nesse grupo”, disse Bolsonaro sobre a entrada dos dois países no Conselho, durante entrevista a jornalistas.

O Conselho é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes com poder de veto: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia e a China. Os demais dez membros são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos. Depois do Japão, o Brasil é o país que por mais vezes integrou o CSNU como membro não permanente: dez vezes.

Bolsonaro faz visita de Estado ao país entre os dias 24 e 27 de janeiro a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. Neste domingo (26), o presidente participa das comemorações do Dia da República indiano. Na segunda (27), Bolsonaro participa da abertura do seminário empresarial Brasil-Índia e visita o monumento Taj Mahal. (Com informações do Palácio do Planalto)

Reportar Erro